Responsabilidade Social

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Um conceito que guia nossa ação, cotidianamente!

Para o Grupo Arte Brasil, responsabilidade social não pode ser um conceito dissociado do cotidiano de suas empresas, projetos e parceiros. Para nós, estes valores não podem ser traduzidos em ações pontuais ou ficar no mero discurso. A valorização da arte e cultura locais, com respeito às manifestações tradicionais, e o fomento à economia das cidades onde atuamos estão no DNA dos projetos criados e executados pelo Grupo Arte Brasil. 

Exemplo desta prática é o Cinearte Sarau - projeto que há sete anos leva cinema de qualidade a municípios do interior do país, sobretudo aqueles que não possuem equipamentos culturais como teatro, cinema, bibliotecas e museus. Mas projeto não se limita à projeção de filmes nacionais e distribuição de pipoca: companhias locais de teatro e dança, músicos e grupos da região se apresentam antes das sessões, em um palco com iluminação e som de primeiríssima qualidade.

No entanto, para além do compromisso social que perpassa transversalmente cada um de nossos projetos, o Grupo Arte Brasil criou o Instituto Gandarela - braço social da empresa, com atuação exclusiva em ações, ideias, propostas, políticas e projetos que visem a transformação e o desenvolvimento por meio da arte, cultura e educação.

Ética e Transparência

O mercado cultural no Brasil trabalha hoje, majoritariamente, com patrocínios gerados a partir de leis de incentivo. Com o Grupo Arte Brasil não é diferente, embora a empresa tenha buscado outras formas de financiamento - por entender que determinados bens culturais são rentáveis como negócio e que o setor não pode ficar dependente das políticas de fomento dos governos.

Sendo assim, vários projetos do Grupo Arte Brasil contam com o apoio de leis de incentivo à cultura (municipais, estaduais e federal), recebendo verbas públicas oriundas da isenção de diferentes impostos que as empresas revertem para projetos culturais. Partindo desta premissa, o Grupo Arte Brasil acredita que transparência na gestão dos recursos e compromisso com a qualidade dos resultados não são atributos desejáveis e sim obrigação de quem está recebendo dinheiro público - ou seja, do povo - para execução de seus projetos.