Leia mais sobre os Projetos

Home / Projetos Arte Brasil




Circo Sarau

Uma nova modalidade do Cinearte Sarau que circulou por diversos estados e cidades do Brasil. Produzido pela Arte Brasil, o projeto conta com espetáculos locais, apresentações circenses, oficinas e debates, e reafirma o compromisso com o seu público, que vem sendo conquistado desde 2006 com programação de qualidade e gratuita. Foram apresentados espetáculos adultos e infantis, além de oficinas e das tradicionais exibições de filmes ao ar livre.

Antes do Silêncio

"Antes do Silêncio" é um espetáculo teatral produzido pela Arte Brasil, que circula no interior de Minas Gerais, inspirado no universo de algumas obras do russo Fiodor Dostoievski, do austríaco Thomas Bernard e do irlandês Samuel Beckett. Além do espetáculo, são realizadas Oficinas de Preparação Corporal, Atuação, Dramaturgia, Figurino e Cenário nas cidades de Ouro Preto, Rio Acima e Belo Horizonte. Em 2013 o espetáculo circulará por Diamantina, Itabira, Mariana, Ouro Preto, Viçosa e São João Del Rei. 

Fórum das Letras em Ouro Preto

A 7ª Edição do Fórum das Letras em Ouro Preto foi promovida pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) para permitir o diálogo entre autor e público participante, além de valorizar a importância de Ouro Preto, Patrimônio Cultural da Humanidade. Realizado em 2011, sua programação foi voltada para literatura, com exposição das Bordadeiras de Cordisburgo, Ciclo Bravo! de Jornalismo Literário, Sessão de Cinema Petrobras, Sarau da Academia de Letras do Brasil de Mariana e Academia Ouropretana de Letras, Debates e Show. 

Amaranto

As irmãs Flávia, Lúcia e Marina Ferraz trazem o entrosamento de casa. Sempre cantando e tocando juntas, realizam um trabalho vocal extremamente apurado, além de serem instrumentistas (violão, flauta e piano) com sólida formação acadêmica, seja na Universidade Federal de Minas Gerais, seja na conceituada Fundação de Educação Artística.

A Arte Brasil é parceira do grupo, com a produção do show Reciclagem, realizado também com a banda Cálix, além da turnê “A menina dos olhos virados”. Com o Instituto Gandarela, o grupo Amaranto realizou diversas oficinas no ano de 2012, nas cidades de Rio Acima, Ouro Preto e Belo Horizonte. 

Grupo Galpão

O Grupo Galpão é uma companhia de teatro de pesquisa criada há 25 anos, voltada para o teatro popular e de rua. Sediado na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, o Galpão trabalha com diretores convidados e desenvolve pesquisas com vários elementos cênicos, com destaque para as linguagens do circo e da música (sempre tocada ao vivo pelos próprios atores), traduzindo para uma linguagem brasileira, vários clássicos, numa fusão do erudito e do popular.

A Arte Brasil esteve presente na história do Grupo Galpão no período de 1997 a 2010 com atuação, produção de espetáculos, consultoria e estratégia de patrocínio, além de Fundraising de diversos espetáculos, como Romeu e Julieta, Um Moliére Imaginário, Till – A Saga de Um Herói Torto,Noite de Reis, Rua da Amargura e vários outros, permitindo maior poder de circulação do repertório do grupo para o Brasil e exterior. Saiba mais!

Gira Mundo

O Giramundo é um grupo voltado para montagem de espetáculos para teatro de bonecos, fundado em 1970, pelos artistas plásticos e professores universitários Álvaro Apocalypse, Terezinha Veloso e MaduVivacqua. A Arte Brasil esteve em parceria com o grupo em 2003 com a elaboração de estratégias de patrocínio junto à Petrobras. Saiba mais!

Garcia Y Lorca

A Arte Brasil estabeleceu parceria com a Cia de Dança Flamenca Garcia Y Lorca para viabilizar a elaboração, formatação, produção, circulação e prestação de contas dos espetáculos Amor Torero e Romeu e Julieta en Flamenco.

Grupo Rasgacêro e os Artêros Gerais

Apresentações teatrais produzidas pela Arte Brasil em 2010, realizadas pelo Grupo Rasgacêro e o Artêros Gerais, nos estados de Minas Gerais e Distrito Federal, percorrendo aproximadamente 12.000 km, com público de 19.000 pessoas em 23 apresentações.

O grupo conta com um trabalho de pesquisa que mistura música regional com teatro de rua e elementos de circo, conferindo às suas apresentações um universo brasileiríssimo e mambembe. Apresentando intervenções urbanas de grande comunicação com o público, o Grupo Rasgacêro passa pelas cidades compartilhando arte; acrescenta à música elementos cênicos extraídos da cultura popular, com destaque para as linguagens do circo e do teatro de rua.

Grupo Jobel de Teatro

O Instituto Gandarela trouxe à Minas Gerais, em 2012, o Grupo Jobel de Teatro. Criado em Roma em 2000, o grupo apresentou três espetáculos de seu repertório: "L'Inferno Secondo Me",  "Emmaus" e "Metamorfose". 

IDESI

A Arte Brasil produziu para o Instituto de Desenvolvimento Econômico de Itabira – Idesi, no período de 2008 a 2009, na cidade de Itabira, o projeto “Cinema Popular Para Comunidades Carentes”, voltado para a projeção de filmes nacionais para comunidades que não possuem acesso do ponto de vista cultural e geográfico e oficinas de teatro.

Jazz Big Band

A Jazz Big Band é uma banda com repertório das grandes bandas americanas e brasileiras dos anos 30 até os anos 50. É formada é composta por um quadro de professores  da UFMG, além de 25 músicos, realizando apresentações públicas, oficinas, cursos, workshops de treinamento e desenvolvimento técnico a jovens carentes e músicos vindos das bandas de música municipais.

Além dessas iniciativas, a Arte Brasil também já realizou produções, consultoria de patrocíno, gestão financeira e planejamento de projetos como o Armatrux, Secconda Pratica Emsemble, Oficina de Dança Barroca, Festival de Música 2010 e Orquestra de Ouro Preto. 

Lírica Urbana

Projeto idealizado e produzido pelo artista plástico Estevão Machado, com consultoria de patrocínio realizada pela Arte Brasil,com objetivo de retratar o povo brasileiro através de flagrantes da população de Belo Horizonte, pintando telas a óleo de grande formato, e reproduzi-las no mobiliário urbano (abrigo de passageiros de ônibus) juntamente com a execução de música “lírica” brasileira. Durante a instalação, houve registro em vídeo das reações e o pensamento das pessoas. A exposição foi realizada em 2007 na Galeria de Artes da Cemig.

Casa da Ópera de Ouro Preto

Em 2012 O Instituto Gandarela firmou o contrato de colaboração mútua com o município de Ouro Preto para atuar na captação de recursos para execução de eventos gratuitos no Teatro Municipal Casa da Ópera, bem como desenvolver ações conjuntas com o objetivo de captar recursos para execução de eventos gratuitos e manutenção do espaço. 

Mostra BH

Realizada em 2011 pela Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, no espaço Funarte, e correalizada pelo Instituto Gandarela e produzida e gerida pela Arte Brasil, a Mostra BH Centros Culturais, teve o apoio da Arte Brasil e o patrocínio exclusivo da Petrobras. A iniciativa foi voltada para mostrar a arte desenvolvida nos 16 centros culturais espalhados pela cidade, além de montar o espetáculo “Garimpo”. 

BarAcima

Projeto produzido pela Arte Brasil, realizado em 2012 na cidade de Rio Acima, que contemplou música, teatro e gastronomia para a comunidade. 

 


Festival Mundial de Circo

 

Festival Mundial de Circo Festival Mundial de Circo Festival Mundial de Circo

Veja fotos de outros eventos da Arte Brasil aqui!

Cinearte Sarau 

Antes do Silêncio  Palhaços

Veja fotos de outros eventos da Arte Brasil aqui!

  

  

  

Veja fotos de outros eventos da Arte Brasil aqui!