Instituto Gandarela

Home / PROJETOS / Complexo Cultural Gandarela


Gandarela

Nome do Projeto: Instituto Gandarela

Área de atuação: Cultura, Educação, Turismo e Economia Criativa

Presidente: Mauro Maya

Assessoria de Comunicação: Mauro Maya

Detalhes do Projeto: Responsável pela vinda do Shakespeare Globe Theatre para o Brasil, o Instituto Gandarela,  uma das iniciativas que compõe o Grupo Arte Brasil, busca viabilizar a produção cultural de qualidade por meio de parcerias entre empresas, governo, produtores e organizações, sempre pautando suas ações na responsabilidade social e promoção do desenvolvimento sustentável das regiões onde atua.

A sede do Complexo Cultural Gandarela, que abrigará o Shakespeare Globe Theatre brasileiro, será construída em Rio Acima, município a 40 quilômetros de Belo Horizonte, em um terreno de 20 mil metros quadrados, cedido em comodato pela Vale especificamente para este fim.

A proposta inicial do Instituto Gandarela é atender diretamente crianças e adolescentes do município de Rio Acima e região, por meio de cursos e oficinas culturais, e capacitar jovens e adultos oferecendo cursos profissionalizantes. O objetivo é capacitar a mão-de-obra local para atender a demanda que será gerada pela própria implantação do equipamento cultural na região. 

 Leia mais na carta de parceria da Arte Brasil com o Teatro de Shakespeare de Londres.

Projeto Gandarela

Turismo

O turismo é uma atividade econômica que proporciona vantagens entre distribuição de rendas e empregos entre a população. Seu efeito multiplicador alcança numerosos setores da economia, permitindo ainda que os moradores do lugar se transformem em empreendedores.

Para que o destino seja alcançado é importante a sinergia entre as empresas privadas, os serviços públicos e a infra-estrutura do lugar. Os destinos necessitam de ações coordenadas entre as empresas e o poder público. O projeto Complexo Gandarela, desenvolvido pela Arte Brasil, visa atuar de forma sistêmica no destino escolhido; ruas, construções, árvores, limpeza pública, harmonia com a sociedade para o trato com a hospitalidade, serviços, preços, atrativos como gastronomia, artesanato e hotelaria.

No entanto, é preciso enxergar que o negócio – Complexo Cultural Gandarela: Shakespeare`s Globe Brazil, depende de uma infra-estrutura que envolva a articulação com empresas de ferrovias, no caso específico, Ferrovia Centro Atlântica – FCA, Braço da Vale S/A, capaz de via concessão religar o trajeto, Belo Horizonte – Ouro Preto. Infra-.estrutura que envolva também uma rede hoteleira em um espaço hoje ocioso denominado – Sansa e ampliação e melhorias ao acesso à cidade e região.

O projeto portanto atuará em duas frentes: cuidar do processo construtivo do espaço cultural, com foco ao turismo nacional e internacional, e colaborar para fortalecer a imagem das empresas e parceiros da região. 


O Instituto Gandarela, complexo cultural sem fins lucrativos, abrigará o Shakespeare Globe Theatre no Brasil.

 

Google Google Google

Ver Galeria de Fotos do Instituto Gandarela

Globe Mineiro

"Um polo irradiador de cultura e educação pela arte" - assim é descrito o Instituto Gandarela na reportagem do Portal da Revista EXAME. Confira!!

Gandarela Ao Vivo em Londres

O Instituto Gandarela está cada vez ganhando mais asas. Mauro Maya realizou uma entrevista ao vivo com Tony Livesey para a rádio Inglesa 5 Live, apresentando o projeto.

Clique no link abaixo para ouvir a entrevista! 

Reproduzir Entrevista
Jornal o Globo

Um Palco Brasileiro para Shakespeare

 PDF

Revista Encontro

Shakespeare à Mineira

 PDF

Instituto Gandarela Convida

 

 

Para comemorar o aniversário de Shakespeare, o Instituto Gandarela convidou o público a curtir o som da Música Figurata em um evento realizado no dia 26/04, no Museu Mineiro, em Belo Horizonte. Saiba mais sobre esse encontro. 

 

   Instituto Gandarela Convida
Videos Instituto Gandarela